Vantagens da Previdência Privada

Mais do que uma garantia ao final da carreira profissional, os planos de previdência privada também são uma opção para diferentes tipos investidores, com diferentes objetivos – como por exemplo os que desejam somente acumular uma quantia rentável para o futuro, os investidores jovens e menos experientes, os pais que desejam garantir uma poupança futura para os filhos pequenos e etc.

Uma das vantagens desse tipo de aplicação é que, diferente da previdência ligada ao INSS, a previdência fechada permite que o investidor abra mão do plano quando bem entender, resgatando o dinheiro investido sem prejuízos.

Os tipos de previdência que existem, hoje, no Brasil abrangem necessidades e alvos de dois dos principais perfis de investidores, e as vantagens de tais planos são:

1) PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre:

- Abatimento no Imposto de Renda: caso o valor investido represente um teto de 12% da renda anual bruta do investidor, ele pode ser abatido na declaração de IR.

- Cobrança sobre o valor final: a cobrança de impostos na hora da retirada é feita em cima de todo o valor recolhido, ou seja, o investimento e seus rendimentos.

2) VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre:

- Investimento baixos com retorno: para quem declara IR de forma simples, ou simplesmente não declara, também pode investir.

- Cobrança sobre rentabilidade: a cobrança de impostos na retirada do investimento é feita apenas em cima do valor rendido, e não sobre todo valor final.

Existem, ainda, os planos de previdência tradicional e FAPI, onde o primeiro é um plano que garante a rentabilidade mínima com correções anuais e, o segundo, não garante rentabilidade, mas sim um Fundo de Aposentadoria Programada Individual.

Para quem pretende começar a investir, os benefícios são imensos. Desde o planejamento de projetos a longo prazo é a complementação da sua aposentadoria, um plano de previdência privada nunca trará uma vantagem em detrimento de quaisquer outros benefícios.

Clique e faça agora uma comparação de planos de previdência privada com o BuscaPrev. Garantimos que você irá encontrar o plano de previdência que mais se encaixa nas suas necessidades!

 

  • Postado em: 01/10/2014
  • Autor: Keyton
  • Categoria: Dicas
  • Visualizações: 3750